Atenção Seletiva



Você já se perguntou o porquê de as vezes não conseguirmos ver alguma coisa, mesmo quando está obviamente bem na frente da nossa cara?


Eu sempre fui fascinado pela maneira como a mente humana lida com a percepção. Nossos olhos, ouvidos e corpo estão sendo bombardeados constantemente por estímulos, e nós ainda temos a habilidade de selecionar o que deve ou não ser sentido em determinados momentos.

Você provavelmente já ouviu o termo "Atenção Seletiva". Esse tem sido o objeto de vários estudos e teorias sobre a forma como o cérebro trabalha a concentração ou a falta dela. Ela atua como uma espécie de filtro, mostrando apenas as coisas que seu cérebro considera importante o suficiente para prestar atenção.

A atenção seletiva  é o que te impede de ver seu próprio nariz, o que evita que o barulho dos carros passando na sua rua te enlouqueçam, o que te faz esquecer do mundo ao seu redor quando está lendo ou jogando. Mas o que mais pode este filtro pode estar te impedindo de perceber?

Sabe quando você nota pelo canto do olho uma figura passando, mas ao olhar diretamente para ela descobre que não tem nada? Ou quando você poderia jurar que ouviu alguém chamando seu nome, mas está sozinho em casa? 

Alguma vez você já considerou que talvez realmente houvesse alguma coisa lá? Algo que estava tão obviamente na sua frente e mesmo assim você não percebeu?

Alguma coisa que sua mente não quer que você veja?

Traduzido e adaptado por Refúgio do Terror.

Fonte:https://www.reddit.com/r/shortscarystories/comments/4pezg6/selective_inattention/

0 comentários:

Postar um comentário