Jorogumo


Proveniente do folclore japonês, Jorogumo é descrita como uma gigantesca yokai (criatura sobrenatural) que possui cabeça de mulher e corpo de aranha. De acordo com as lendas, aparece na forma de uma linda mulher para atrair homens e prendê-los em sua teia, onde irá devorá-los. Porém, mesmo quando está na forma humana, seu reflexo ainda mostra sua verdadeira aparência.

Existem algumas lendas diferentes ao redor da personagem de Jorogumo. Uma delas conta sobre uma bela jovem que seduz homens para áreas vazias ou pequenas construções, onde toca um Biwa (instrumento de cordas japonês). O homem, distraído com a beleza de seu corpo e música, nem sequer percebe as teias que o envolvem, o impedindo de escapar quando finalmente perceber seu terrível destino. Ele será sua próxima refeição.

Outra lenda diz que quando uma aranha faz 400 anos, ela ganha habilidades mágicas. A partir deste momento, a aranha cresceria monstruosamente e passaria a poder se metamorfosear numa bela mulher.

Uma curiosidade interessante, a Jorogumo existe! Não a yokai, claro (provavelmente...), mas as aranhas da espécie Nephila Clavata são conhecidas como Juro-gumo - sim, elas são as aranhas da lenda. O tamanho da fêmea varia de 2 a 3 centímetros, mas podem crescer a medida que ficam mais velhas, e algumas são grandes o suficiente para comer pequenos passarinhos.


A Jorogumo também é conhecida como a 'Senhora da cachoeira Joren', que fica em Izu, Shizuoka. Diz a lenda que um homem estava descansando as pernas na cachoeira, quando percebeu que seus pés estavam amarrados em teias de aranha. Para libertar-se, ele cortou as teias e as amarrou num tronco de árvore, que foi arrancado do chão e arrastado para a água.

Depois desse incidente, as pessoas ficaram com medo e pararam de ir na cachoeira. No entanto, um lenhador forasteiro, sem saber sobre a história da Jorogumo em Joren, começou a cortar madeira na área. Depois de ter acidentalmente derrubado seu machado na água, ele mergulhou para encontrá-lo; em seguida, uma linda mulher apareceu e lhe devolveu o machado, mas pediu para que nunca contasse a ninguém sobre ela. Embora o lenhador estivesse cumprindo a promessa, ele começou a se sentir ansioso sobre o incidente. Um dia, quando estava bêbado, contou o segredo e finalmente se sentiu livre. Então, caiu num sono profundo e nunca mais acordou.

Em uma variação dessa história, o lenhador se apaixona pela Jorogumo e começa a visitar a cachoeira todos os dias para vê-la. Mas com o passar do tempo, ele começa a ficar cada vez mais fraco. Um monge da área suspeita que o homem tenha sido aprisionado pela aranha, então os dois vão para a cachoeira juntos e lá o monge lê um sutra budista. Enquanto o monge lê o sutra, teias de aranha começam a sair da água e tentar envolver o lenhador, mas o monge grita o sutra e as teias desaparecem. Embora o lenhador passe a ter conhecimento de que a linda mulher era uma aranha, ele não consegue esquecer o seu amor por ela. Então, pede ajuda a um Tengu, mestre yokai da montanha, mas ele o proíbe deste amor. O lenhador, porém, não consegue desistir. Volta correndo para a cachoeira e é capturado pelos fios de sua teia, que o arrastam para a água, nunca mais sendo visto.

Há muitas outras histórias como a anterior, onde um tronco de água é arrastado para a água no lugar do lenhador. Um exemplo é a lenda de Kashikobuchi, Sendai. Aqui, logo depois de o tronco ser levado para a água, o lenhador escuta uma voz dizendo "Que inteligente, que inteligente". Por conta disso, essa área passou a ser chamada de Kashikobuchi, que significa literalmente 'abismo inteligente'. Nesse lugar, inclusive, Jorogumo é adorada como uma deusa que protege as pessoas do afogamento.

Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário