A espiral do horror


Ultimamente tenho lido muitos mangás. Por conta das leituras da faculdade não tenho tempo de ler muitos livros não-acadêmicos, então acabo me concentrando nos quadrinhos, que são mais rápidos e bem menores. Obviamente, eles não escapam da minha paixão por terror, principalmente terror asiático - que é um dos melhores, na minha opinião.
Achei na internet uma lista (provavelmente do Buzzfeed) com vários mangás do gênero e, desde então, minha vida tem sido mais feliz e minhas noites bem menos aproveitadas para dormir. Uzumaki era uma das indicações, e, apesar de não ter sido o primeiro que li, foi um dos que mais gostei, por isso, será minha Dica de Terror de hoje.

Kurôzo-Cho é uma pequena e isolada cidade japonesa, na qual seus habitantes desenvolveram uma estranha obsessão por espirais. Shuichi Saito, o namorado da protagonista Kirie Goshima, acredita que essa obsessão é fruto de uma maldição sobrenatural que paira sobre a cidade: eles estão sendo assombrados por espirais, a mais hipnótica e misteriosa de todas as formas do mundo. Em Kurôzo-Cho, as espirais se manifestam de tudo quanto é modo, seja em conchas, plantas, redemoinhos, ou até de maneiras menos usuais, como no corpo das pessoas.


A história começa quando Kirie encontra o pai de Shuichi observando a concha de um caracol num beco isolado; ao comentar com o namorado, descobre que o homem está fixado por espirais, e, inclusive, largou o emprego para poder se dedicar em tempo integral ao seu novo e estranho hobby de colecionar tudo que tenha forma espiral. A partir daí, as coisas começam a ficar cada vez mais bizarras. As espirais, que já estavam em todos os cantos da cidade, começam a se manifestar no corpo dos habitantes e a influenciar o seu modo de agir e pensar. O mangá segue em 3 volumes, nos quais vemos a cada vez mais forte influência das espirais sobre Kurôzo-Cho, enquanto Kirie e Shuichi procuram uma forma de entender e/ou escapar da maldição.


Uzumaki foi escrito e ilustrado por Junji Ito, um consagrado mangaká no gênero de terror, conhecido pela estranheza de suas obras. Além de Uzumaki, ele também escreveu "Tomie", que conta a história de uma menina imortal que sempre acaba sendo morta pelos homens que a amam (talvez eu fale mais sobre o mangá um dia desses), e "Gyo!", um mangá sobre peixes gigantes e assassinos que ainda não li, mas com certeza lerei.

A estranha história sobre uma cidade assombrada por espirais fez tanto sucesso que em 2000 foi adaptada para filme, o que é uma boa saída para quem não gosta de mangás, mas se interessou pela história. Apesar de ainda não ter assistido, pelo trailer, parece ser bem fiel à história do quadrinho, e eu achei os efeitos bem legais.

 

0 comentários:

Postar um comentário