Síndrome de Estocolmo


A síndrome de Estocolmo trata-se de um estado psicológico onde uma pessoa, submetida há um tempo prolongado de intimidação, passa a ter sentimentos de simpatia (amizade ou até amor) pelo seu agressor.
Por não fazer parte das patologias psiquiátricas listadas no DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais 5.ª edição), muitos especialistas acreditam que não se passa de um mito, não existindo qualquer relação com um distúrbio mental.

O nome da síndrome vem de um assalto em Norrmalmstorg, Estocolmo, onde quatro pessoas ficaram mantidas como reféns por seis dias, e, após serem libertadas, defenderam seus sequestradores, tentando amenizar a culpa. 

Pode-se dizer que a síndrome surge como uma espécie de mecanismo de defesa, é um gesto inconsciente e desesperado em busca de preservação pessoal. A mente parece desenvolver uma estratégia ilusória para proteger a saúde psicológica da vítima, onde o afeto e a identificação emocional com o sequestrador protegem a vítima da realidade perigosa e violenta. Claro que a pessoa não fica completamente alheia a situação na qual se encontra, sua mente mantém-se alerta ao perigo, mas é uma estratégia de sobrevivência.

Essa síndrome não se restringe a vítimas de sequestro, ocorrendo também em cenários de guerra, sobreviventes de campos de concentração, indivíduos que ficam submetidos à prisão domiciliar por familiares e até vítimas de abusos pessoais. Desde que exista a relação de poder e coerção, ameaças de morte ou danos físicos e/ou psicológicos e um tempo prolongado de intimidação, há a possibilidade de a síndrome se desenvolver.

Será que vocês acreditariam se eu disser que a Bela, de A Bela e a Fera, é um exemplo de alguém que sofre dessa síndrome? Reparem bem, a Fera sequestrou o pai da Bela, mas para protegê-lo, a moça se oferece para ficar no lugar dele. A partir daí, ela passa a ser vítima de cárcere privado, sendo obrigada a vestir-se e agir de acordo com que a Fera deseja. E aí, quando os moradores do vilarejo vão tentar resgatá-la, ela protege seu sequestrador! Tirando todo o romantismo do conto francês, a história fica bem bizarra, não? (Mas eu ainda amo A Bela e a Fera...)


(Eu me oponho. Isto claramente é Síndrome de Estocolmo - como 
vocês todos podem estar bem com isso?)


Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Estocolmo
http://diariodebiologia.com/2011/12/sindrome-de-estocolmo-eu-amo-meu-sequestrador/
http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-estocolmo/

2 comentários:

  1. Anônimo disse...

    site morreu?

  2. Unknown disse...

    Olá, anônimo. Como você percebeu o blog anda um pouco parado, mas estamos fazendo o máximo para postar sempre que temos tempo. Mas final de semestre é complicado, todos estudamos e estamos enrolados com provas e trabalhos finais. :(
    Você já leu os posts do especial de Halloween? Trouxemos umas creepypastas bem legais. Você tbm pode dar uma olhada nos marcadores ali do lado pra encontrar mais conteúdos bem interessantes. Continuaremos postando sempre que tivermos um tempinho sobrando, pode deixar ;)
    Obrigado pelo comentário e volte sempre.

Postar um comentário